quinta-feira, junho 22

Cérebro… a última fronteira

Há já alguns anos tive o prazer de ler O Sentimento de Si, do conceituado cientista português António Damásio. Livro brilhante, nem sempre de fácil leitura, para um leigo na matéria como eu. A equipa de António Damásio procura desvendar os mistérios do cérebro humano quer estudando pacientes que por um ou outro motivo têm lesões em áreas específicas do cérebro, quer estudando a actividade cerebral de pessoas saudáveis usando técnicas de imagiologia médica. Mais recentemente li O Grande, o Pequeno e a Mente Humana, de Roger Penrose, e um artigo intitulado Um Olhar Matemático Sobre o Cérebro publicado na revista Gazeta da Matemática da SPM.
São 3 visões diferentes de um mesmo tema: o cérebro humano. Como funciona? Como é que uma rede de milhares e milhares de neurónios conduz à percepção de um cheiro, uma dor, um paladar, à formação de uma ideia. Uma investigação muito actual que certamente terá muitos desenvolvimentos neste século.

1 comentário:

Afonso Sade disse...

Eu acho é que tu precisas de alguém com capacidades para tratar o teu! Isso desses livros mto específicos dão-te cabo da cabeça!lol
Vê lá se não acabas na casa amarela!